quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Orçamento


Se você optou por realizar uma festa, seja ela de casamento, aniversário, bodas ou confraternização da sua empresa, é primeiro necessário pensar em algo muito prático: quanto posso gastar?

Primeiro, é preciso saber o que você realmente deseja. Faça uma lista de tudo o que faria se tivesse um orçamento ilimitado, lembrando-se de estimar, com uma primeira lista, a quantidade de convidados que teria. Coloque tudo no papel, com todos os detalhes.


Em seguida, é hora de sentar e ver o quanto você realmente pode dispor para a realização da festa.


Depois disso, consulte os valores em dois ou três fornecedores (com quem você realmente gostaria de fazer negócios) para cada produto/serviço, com a intenção de ter uma média de quanto você gastará com todos os itens de sua “lista de desejos”.

Se já tem algum dinheiro guardado com o propósito de ser usado no evento, você terá mais flexibilidade na realização da próxima tarefa: avaliar o que, entre os seus desejos, é absolutamente indispensável para você.

Depois de cortar o que você considera “não tão essencial assim” para seu evento, veja se seus prováveis gastos estão mais próximos do que você pode realmente pagar.

Caso ainda não tenha se encaixado, pense em possibilidades que possam ajudá-lo(a) a conseguir o que realmente deseja: fazer um empréstimo, diminuir a lista de convidados, pedir um pouco mais de desconto, fazer horas extras, etc..


DICA: Tente guardar algum dinheiro para o evento antes do tempo de fechar os contratos. Pagamentos à vista, em geral, garantem descontos. Quanto menos convidados, menos você gastará. Por isso, a lista deve ser reavaliada diversas vezes.

Nenhum comentário: