sábado, 11 de setembro de 2010

A lista


Parece até nome de filme de terror ou de suspense e, por muitas vezes, “A lista” de convidados pode mesmo se tornar um pesadelo.


Faça uma primeira lista, com todas as pessoas que você gostaria de ter em seu evento. No caso de um casamento, aniversário, festa de empresa, peça aos outros interessados (seus pais, sogros, chefe), que vejam se não há mais ninguém para ser incluído. Reveja a lista para confirmar se estão todos lá.

Caso o orçamento não de conta do número de convidados, é hora de reavaliar a lista, com o intuito de ver quem é indispensável. Imponha um limite, pensando em quanto pode gastar e “corte as cabeças”.


Caso você não queira fazer cortes, reveja o estilo de festa que deseja fazer, para que ele se adeque ao seu orçamento.

Se for um casamento, tenha em mente que, ele pode até ser o seu casamento, mas também é uma festa dos seus pais e, às vezes, eles desejam convidar contatos profissionais de grande importância ou amigos de longa data.

Se os noivos estão bancando a festa e os pais querem levar “convidados deles”, conversem sob a possibilidade deles arcarem, ao menos em parte, com as despesas, caso vocês tenham alguma dificuldade.

Não se sintam obrigados a convidar o irmão da cunhada da amiga da vizinha da avó. Convidem, prioritariamente, pessoas com participação ativa na vida de vocês, individualmente ou como casal. O que isso significa? Se você tem uma grande amiga e viveu desde pequena na casa dela, tendo intimidade com a família, convide-os. Certamente são mais importantes do que o primo de segundo grau que você não ve há 12 anos.

Porém, tome cuidado para evitar situações desagradáveis. Se vocês tem uma turma de amigos que está sempre junta, fica chato não convidar a todos, já que o casamento será assunto do grupo.

DICA: cuidado quando estiverem nessa fase, pois um corte ou outro, uma inclusão ou outra, pode acabar gerando discussões. Sejam justos um com o outro e combinem os critérios para eliminar convidados se for necessário.

Nenhum comentário: