terça-feira, 21 de setembro de 2010

Confirmação de presença

Tornou-se bastante comum no Brasil, o uso do RSVP ( Répondez S'il Vous Plaît), ou seja, da confirmação de presença dos convidados.

Esta prática facilita a vida dos anfitriões, já que propicia a eles a possibilidade de saber quantos convidados haverá realmente na ocasião.

Há dois tipos de RSVP - o ativo e o passivo. No RSVP ativo, a empresa contratada entra em contato com os covidados para saber se eles irão ao evento em questão. Já no caso do RSVP passivo (ou receptivo), os convidados é que informam a empresa (por telefone ou e-mail), se irão comparecer.

Em geral, o pedido de confirmação de presença aparece no lado esquerdo inferior do convite. Você pode usar a expressão "Por favor, confirmar presença" (já que muitos nãos sabem o que RSVP quer dizer), um telefone ou e-mail para contato e a data até quando os convidados devem registrar o comparecimento.

Infelizmente, muitas pessoas no Brasil ainda não se acostumaram a confirmar presença nos eventos, apesar da solicitação dos anfitriões. É muito desagradável que isso aconteça. Sempre que você receber um convite que solicite a confirmação, faça!

Nenhum comentário: