quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Trilha sonora para casamento

Uma dúvida constante da maioria dos casais é o número de músicas (e a hora em que elas são tocadas) na cerimônia do casamento.

Na Diocese de Piracicaba, como vocês devem (ou deveriam) saber, só duas entradas são permitidas, podendo ser a primeira  dos padrinhos, junto com o noivo e a mãe dele, ou então, só o noivo e a mãe. A segunda entrada, claro, é a da noiva. Se houver damas e pajens, entram junto com a noiva. Por isso, só são necessárias duas músicas:

Uma para entrada do noivo ou do noivo/padrinhos e uma (de preferência a Marcha Nupcial...liiiiiiiinda!) para a noiva (com damas e pajens se houver).

Quais são os outros momentos onde há música?

 
- Consentimento - O consentimento é quando os noivos dizem que se aceitam como esposos ("Eu, José, te recebo Ana por minha esposa...."). Como nesta hora vocês vão fazer este juramento solene, todo mundo quer ouvir. Então, precisa ser uma música instrumental, calma, tranquila, mas bonita, tocada bem baixinho.

- Alianças - Ave Maria é um clássico nessa hora, mas pode ser outra, de preferência uma que seja solene.

- Comunhão (quando houver) – Nessa hora é fundamental uma música religiosa, que traga o tema da comunhão, ou instrumental.

- Assinatura de documentos - Quando for casamento religioso com efeito civil, deixe uma música escolhida para essa hora, para não ficar aquele silencio...uma instrumental é indicada.

- Cumprimentos dos padrinhos
– Reserve duas ou três canções para este momento. Elas podem ser mais animadas, falar de amizade, de amor; o importante é que vocês dois escolham músicas bonitas e que ambos gostem.

- Saída dos padrinhos
- Se os cumprimentos forem tradicionais, com os noivos indo até os padrinhos, será necessária uma música para que eles saiam. Deve ser uma música alegre, bonita.


E enfim, a saída dos noivos: este é um momento mágico, afinal, vocês estão casados. A música deve ser alegre, romântica, bonita, imponente ou simplesmente, uma que conte a história de vocês, né?

Caso haja festa, escolham uma música para a entrada de vocês no salão. Vale a mesma dica usada para escolher a canção da saída da igreja.
 

Nenhum comentário: