segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Classe para o noivo - Boutonnière (flor na lapela)

Fred Astair usando boutonnière de cravo branco - eternamente chique!

Engana-se quem pensa que a tradição de o homem usar uma flor na lapela está ultrapassada. Muito pelo contrário. Ela perdura e é um sinal de muita elegância, extremamente recomendado para ocasiões especiais como o casamento, para diferenciar os cavalheiros que se destacam na cerimônia.

O tradicional cravo branco deve ser utilizado pelo noivo e pelo pai da noiva, para dar destaque especial a eles. Aos padrinhos e pai do noivo, se recomenda usar o cravo vermelho ou alguma outra flor, que pode até mesmo combinar com a decoração do casamento. Vale lembrar que, se o noivo optar por fraque e meio-fraque, sendo que os convidados estão de terno, a flor pode ser igual para todos.

O noivo com cravo branco e o pai com cravo vermelho

O cravo é clássico, mas hoje, vale usar qualquer flor, respeitando o estilo da cerimônia e o fato de que a flor tem que ser resistente, com caule mais firme.

Em seu casamento com Priscila, em 1967, Elvis Presley usou o tradicional cravo branco

Uma moda bonita é o uso de boutonnière combinando com a gravata do noivo. A flor não precisa ser necessariamente da mesma cor, mas os detalhes em volta dela devem seguir a cor da gravata escolhida.


O local correto para que seja colocado o boutonnière é na lapela esquerda, na altura do bolso. O arranjo deve ser proporcional a altura do noivo e seu peso. Flor na lapela e lenço no bolso, fica PROIBIDO.

Uma questão polêmica: combinar ou não a flor do noivo com o buquê da noiva? Alguns dizem que sim, outros dizem que não. Porém, caso você deseje combinar, a flor não precisa ser igual, mas da mesma cor ou de alguma parecida.

O piloto Felipe Massa optou pelo cravo vermelho, combinando com
as rosas vermelhas do buquê da noiva, Rafaela.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal e de fácil entendimento para os leigos no assunto.
Esse site esta de parabéns pelo conjunto de informações que parecem simples, mas que esclarecem muitas dúvidas sobre o dia "D" para os noivos!