segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Casamento: cardápio para cada estação do ano

Primavera, verão, outono e inverno. Cada estação do ano tem suas características próprias que ditam moda, definem tendências e influenciam nos preparativos de grandiosos eventos como o casamento.



Conhecendo cada uma delas ficará mais fácil driblar eventuais dificuldades e deixar o casório com a cara da estação escolhida, personalizando cardápio, convites, trajes e decoração.

Alguns alimentos, por exemplo, dependem das condições climáticas para se desenvolverem. Cada um tem uma época para aparecer e é importante que os noivos saibam disso para não contarem com um ingrediente no cardápio, que não será encontrado no período do casamento.

A Ghee Banqueteria indica quais são os melhores alimentos para serem apreciados em cada uma das quatro estações:


Primavera (22 de setembro a 21 de dezembro)
Pode parecer óbvio, mas quando se fala em casamento, não é! Nessa estação, o clima começa a esquentar e a sugestão é investir em saladas frescas e frutas como pêssego, manga, melão, abacaxi, caju e jabuticaba, que são frutas que contém água e ajudam a hidratar e refrescar. Os vegetais leves e de poucas calorias também contribuem para aproveitar ainda mais a festa, como beterraba, cenoura, brócolis e berinjela. Quando falamos em carnes, o ideal são as magras grelhadas ou assadas.

Verão (21 de dezembro a 20 de março)
O ideal é pensar num cardápio com verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água, que contribuem para o bem estar dos convidados e ajudam na hidratação do corpo. Alimentos como chuchu, pepino, rabanete, repolho, nabo, tomate e couve-flor são fáceis de achar nessa estação, assim como as frutas melancia, melão, abacaxi, acerola e goiaba. Deixe de lado as frituras e opte por carnes brancas e leves, darão mais disposição para animar a festa. Além das bebidas alcoólicas e refrigerantes, é importante pensar, principalmente nessa época, em opções mais diversificadas e refrescantes de sucos.

Outono (20 de março a 20 de junho)
O clima nessa estação começa a esfriar e o cuidado com a saúde dos convidados é essencial. Escolha alimentos ricos em vitaminas como abacate, caqui, laranja, repolho, rúcula, agrião, abóbora. Além do friozinho, o tempo fica mais seco, portanto, a ingestão de líquidos é fundamental, procure incluir no cardápio de bebidas ingredientes nutritivos para receitas de sucos e drinks deliciosos.  

Inverno (21 de junho a 23 de setembro)
Abuse dos ingredientes e comidas quentes, os convidados ficarão muito mais confortáveis nessa estação de muito frio. As receitas podem ser menos leves, já que o corpo precisa de muito mais energia. Massas, sopas, carne vermelha, queijos, gengibre, pinhão, morango, chocolates e o delicioso fondue são opções bem saborosas. Para acompanhar, um bom e tradicional vinho ou chás com sabores diferentes.


Matéria do site Viva Bem

Nenhum comentário: